quinta-feira, 2 de junho de 2011

AULA 5


Softwares para acessibilidade na Educação Inclusiva

Nossa 5ª aula contém um vídeo criado por alunos do curso de Licenciatura em Informática da Unigranrio que apresenta um software gratuito chamado EVIACAM que servirá como um recurso para os alunos que possuem necessidades especiais resultantes de suas deficiências físicas em seus membros a fim de obter acessibilidade aos recursos disponíveis no laboratório de informática para a progressão do processo de ensino-aprendizagem. Através desse software é possível movimentar o cursor do mouse e também a possibilidade de digitar textos apenas com o movimento da cabeça, assim, não haverá nenhuma barreira de acessibilidade para esse aluno na execução de suas atividades. 







Como ele funciona?
O funcionamento do eViacam é simples, pois ele usa as imagens captadas por sua webcam como referência para controlar o ponteiro do mouse. Para isso, um quadrado é responsável por identificar seu rosto e monitorar cada movimento realizado por sua cabeça. Desta forma, tudo o que você precisa fazer é conectar sua webcam e instalar o aplicativo para começar a desbravar seu computador com a cabeça.

Comandos

Comandar o ponteiro do mouse você já sabe, mas é importante conhecer os comandos possíveis. Ao instalar o aplicativo, uma pequena barra com os comandos “No click, Left, Right, Drag, Double CLick e hide main menu”, ficam disponíveis na parte superior do vídeo.

Botões do mouse
Cada botão executa uma tarefa, ou seja, para clicar em um link, use o botão “Left” que corresponde ao botão esquerdo do mouse, para salvar algum site, por exemplo, use o botão direito, para usar a barra de rolagem, selecione a opção “Drag”. Em suma, cada vez que precisar de um comando específico do mouse use o botão correspondente.

Após o conhecimento desse importante software usado para a quebra de barreira da acessibilidade para a prática da Educação Inclusiva, você deverá conhecer e sugerir outros softwares que facilitam a acessibilidade tecnológica em uma Instituição de Educação Inclusiva.


Um comentário:

  1. É muito bom ter uma ferramente que utiliza a tecnologia para auxiliar as pessoas com deficiência, e além disso é gratuita.

    ResponderExcluir