quinta-feira, 2 de junho de 2011

AULA 3

OPÇÕES DO WINDOWS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 

O Sistema Operacional Windows possui muitas Opções de Acessibilidade que são úteis para pessoas com deficiência e também para idosos. Essas opções podem tornar o uso do PC uma experiência divertida ou empolgante para alunos com deficiência.
Vamos descrever algumas das opções para tornar o Windows mais acessível para pessoas com deficiência serão arguementadas em duas categorias: opções para alunos com deficiências físicas, deficiências visuais ou auditivas.

DEFICIÊNCIA FÍSICA:

Alunos com deficiência física possuem certas dificuldades ao usar o computador, as quais estão descritas a seguir.
Sua paralisia os tornam “incapazes de se mover da mesma maneira que pensam”; uma postura desequilibrada ou casos de amputação os tornam “incapazes de alcançar o teclado” e tremores ou outros movimentos involuntários geram “movimento corporal não-intencional”. A personalização das Opções de Acessibilidade do Windows e o uso de dispositivos assistivos podem ajudar os alunos a lidar com essas dificuldades.
Mesmo quando os alunos conseguem usar o teclado ou um mouse, eles podem precisar de mais tempo e esforço para concluir a tarefa. Nesse caso, o uso do computador pode ser muito difícil e diminuir sua motivação. As Opções de Acessibilidade do Windows também são úteis para evitar esse tipo de situação.


Veja alguns exemplos de adaptações que podem ser utilizadas:

Para alunos que tem dificuldade em utilizar o Mouse: ajuste a velocidade do mouse e as opções de clique. 

1. No menu Iniciar, selecione Painel de Controle, Impressoras e outros itens de hardware e depois selecione Mouse na tela seguinte.
2. Na tela Propriedades de mouse, selecione a guia Opções do ponteiro. Em Movimento, selecione uma velocidade de ponteiro movendo a seta deslizante do item Selecione uma velocidade de ponteiro em direção às opções Lenta ou Rápida.
3. Na tela Propriedades de mouse, na guia Botões, em Velocidade do clique duplo, selecione uma velocidade de clique duplo movendo a seta deslizante do item Velocidade em direção às opções Lenta ou Rápida.
As configurações do mouse estão concluídas.

Você conhece mais alguma adaptação que pode ser realizada para melhorar o uso do computador por portadores de deficiência física? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário