quinta-feira, 2 de junho de 2011

AULA 4

DEFICIÊNCIA VISUAL OU AUDITIVA:

Apesar de os alunos com deficiência visual ou auditiva poderem mover suas mãos e dedos como quiserem, eles têm dificuldades ao usar o computador, especialmente para entender o que está acontecendo com o computador.
As deficiências visuais incluem baixa visão ou cegueira. O uso de fontes e ícones grandes e o ajuste das cores da tela geralmente são recursos úteis para pessoas com baixa visão. Algumas ferramentas úteis para pessoas cegas são o terminal Braille com atualização, e o leitor de tela, um programa de software que lê em voz alta o texto e os menus na tela usando o sintetizador de voz. Se as pessoas cegas conseguem acessar as informações que aparecem na tela, elas podem usar o computador utilizando o teclado em vez do mouse.
Como a maior parte das operações no computador depende de informação visual, as pessoas pensam que os deficientes auditivos não possuem difi culdade no uso do computador. Isso nem sempre é verdade. Os computadores emitem sons para atrair a atenção do usuário quando, por exemplo, apresentam uma mensagem de erro/advertência.
No entanto, se o usuário não ouvir esse som, talvez ele não perceba o erro e fique confuso e em dúvida se o computador está funcionando ou não. O Windows possui um recurso que usa sinais visuais para transmitir a mensagem de erro ou advertência que seria sonora.

Veja alguns exemplos de adaptações que podem ser utilizadas:

Uso da Lente de Aumento: A Lente de aumento é um utilitário que mostra uma parte ampliada da tela em uma janela separada. Esse é um recurso padrão do Windows XP. Seu nível de ampliação varia de 1 a 16. A Lente de aumento também pode inverter as cores. A configuração pode determinar que a parte ampliada acompanhe o ponteiro do mouse ou o cursor de entrada de texto.

1. No menu Iniciar, aponte para Todos os programas, AcessóriosAcessibilidade e, em seguida, selecione Lente de aumento.
2. O usuário pode arrastar a janela da Lente de aumento e alterar sua posição como se fosse uma janela comum. Quando a janela da Lente de aumento for reposicionada na parte inferior, superior ou lateral da tela, a janela da Lente de aumento se fixará ali.


Ouvir som ou exibir legenda de Advertência/Erro: Os alunos que são surdos ou que têm dificuldade de audição talvez não percebam um som de advertência/erro. Eles podem perder o trabalho que realizaram no computador se ignorarem o erro/advertência.

1. No menu Iniciar, selecione Painel de Controle e depois Opções de acessibilidade. Clique em Opções de acessibilidade na tela seguinte.
2. Na tela Opções de acessibilidade, selecione a guia Som. Selecione a opção Usar o sinalizador de som e Usar o recurso para mostrar sons.
Quando ocorrer um erro, a tela piscará e legendas serão exibidas.

Você conhece mais alguma adaptação que pode ser realizada para melhorar o uso do computador por portadores de deficiência visual ou auditiva? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário