quinta-feira, 2 de junho de 2011

AULA 5


Softwares para acessibilidade na Educação Inclusiva

Nossa 5ª aula contém um vídeo criado por alunos do curso de Licenciatura em Informática da Unigranrio que apresenta um software gratuito chamado EVIACAM que servirá como um recurso para os alunos que possuem necessidades especiais resultantes de suas deficiências físicas em seus membros a fim de obter acessibilidade aos recursos disponíveis no laboratório de informática para a progressão do processo de ensino-aprendizagem. Através desse software é possível movimentar o cursor do mouse e também a possibilidade de digitar textos apenas com o movimento da cabeça, assim, não haverá nenhuma barreira de acessibilidade para esse aluno na execução de suas atividades. 







Como ele funciona?
O funcionamento do eViacam é simples, pois ele usa as imagens captadas por sua webcam como referência para controlar o ponteiro do mouse. Para isso, um quadrado é responsável por identificar seu rosto e monitorar cada movimento realizado por sua cabeça. Desta forma, tudo o que você precisa fazer é conectar sua webcam e instalar o aplicativo para começar a desbravar seu computador com a cabeça.

Comandos

Comandar o ponteiro do mouse você já sabe, mas é importante conhecer os comandos possíveis. Ao instalar o aplicativo, uma pequena barra com os comandos “No click, Left, Right, Drag, Double CLick e hide main menu”, ficam disponíveis na parte superior do vídeo.

Botões do mouse
Cada botão executa uma tarefa, ou seja, para clicar em um link, use o botão “Left” que corresponde ao botão esquerdo do mouse, para salvar algum site, por exemplo, use o botão direito, para usar a barra de rolagem, selecione a opção “Drag”. Em suma, cada vez que precisar de um comando específico do mouse use o botão correspondente.

Após o conhecimento desse importante software usado para a quebra de barreira da acessibilidade para a prática da Educação Inclusiva, você deverá conhecer e sugerir outros softwares que facilitam a acessibilidade tecnológica em uma Instituição de Educação Inclusiva.


AULA 4

DEFICIÊNCIA VISUAL OU AUDITIVA:

Apesar de os alunos com deficiência visual ou auditiva poderem mover suas mãos e dedos como quiserem, eles têm dificuldades ao usar o computador, especialmente para entender o que está acontecendo com o computador.
As deficiências visuais incluem baixa visão ou cegueira. O uso de fontes e ícones grandes e o ajuste das cores da tela geralmente são recursos úteis para pessoas com baixa visão. Algumas ferramentas úteis para pessoas cegas são o terminal Braille com atualização, e o leitor de tela, um programa de software que lê em voz alta o texto e os menus na tela usando o sintetizador de voz. Se as pessoas cegas conseguem acessar as informações que aparecem na tela, elas podem usar o computador utilizando o teclado em vez do mouse.
Como a maior parte das operações no computador depende de informação visual, as pessoas pensam que os deficientes auditivos não possuem difi culdade no uso do computador. Isso nem sempre é verdade. Os computadores emitem sons para atrair a atenção do usuário quando, por exemplo, apresentam uma mensagem de erro/advertência.
No entanto, se o usuário não ouvir esse som, talvez ele não perceba o erro e fique confuso e em dúvida se o computador está funcionando ou não. O Windows possui um recurso que usa sinais visuais para transmitir a mensagem de erro ou advertência que seria sonora.

Veja alguns exemplos de adaptações que podem ser utilizadas:

Uso da Lente de Aumento: A Lente de aumento é um utilitário que mostra uma parte ampliada da tela em uma janela separada. Esse é um recurso padrão do Windows XP. Seu nível de ampliação varia de 1 a 16. A Lente de aumento também pode inverter as cores. A configuração pode determinar que a parte ampliada acompanhe o ponteiro do mouse ou o cursor de entrada de texto.

1. No menu Iniciar, aponte para Todos os programas, AcessóriosAcessibilidade e, em seguida, selecione Lente de aumento.
2. O usuário pode arrastar a janela da Lente de aumento e alterar sua posição como se fosse uma janela comum. Quando a janela da Lente de aumento for reposicionada na parte inferior, superior ou lateral da tela, a janela da Lente de aumento se fixará ali.


Ouvir som ou exibir legenda de Advertência/Erro: Os alunos que são surdos ou que têm dificuldade de audição talvez não percebam um som de advertência/erro. Eles podem perder o trabalho que realizaram no computador se ignorarem o erro/advertência.

1. No menu Iniciar, selecione Painel de Controle e depois Opções de acessibilidade. Clique em Opções de acessibilidade na tela seguinte.
2. Na tela Opções de acessibilidade, selecione a guia Som. Selecione a opção Usar o sinalizador de som e Usar o recurso para mostrar sons.
Quando ocorrer um erro, a tela piscará e legendas serão exibidas.

Você conhece mais alguma adaptação que pode ser realizada para melhorar o uso do computador por portadores de deficiência visual ou auditiva? 

AULA 3

OPÇÕES DO WINDOWS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 

O Sistema Operacional Windows possui muitas Opções de Acessibilidade que são úteis para pessoas com deficiência e também para idosos. Essas opções podem tornar o uso do PC uma experiência divertida ou empolgante para alunos com deficiência.
Vamos descrever algumas das opções para tornar o Windows mais acessível para pessoas com deficiência serão arguementadas em duas categorias: opções para alunos com deficiências físicas, deficiências visuais ou auditivas.

DEFICIÊNCIA FÍSICA:

Alunos com deficiência física possuem certas dificuldades ao usar o computador, as quais estão descritas a seguir.
Sua paralisia os tornam “incapazes de se mover da mesma maneira que pensam”; uma postura desequilibrada ou casos de amputação os tornam “incapazes de alcançar o teclado” e tremores ou outros movimentos involuntários geram “movimento corporal não-intencional”. A personalização das Opções de Acessibilidade do Windows e o uso de dispositivos assistivos podem ajudar os alunos a lidar com essas dificuldades.
Mesmo quando os alunos conseguem usar o teclado ou um mouse, eles podem precisar de mais tempo e esforço para concluir a tarefa. Nesse caso, o uso do computador pode ser muito difícil e diminuir sua motivação. As Opções de Acessibilidade do Windows também são úteis para evitar esse tipo de situação.


Veja alguns exemplos de adaptações que podem ser utilizadas:

Para alunos que tem dificuldade em utilizar o Mouse: ajuste a velocidade do mouse e as opções de clique. 

1. No menu Iniciar, selecione Painel de Controle, Impressoras e outros itens de hardware e depois selecione Mouse na tela seguinte.
2. Na tela Propriedades de mouse, selecione a guia Opções do ponteiro. Em Movimento, selecione uma velocidade de ponteiro movendo a seta deslizante do item Selecione uma velocidade de ponteiro em direção às opções Lenta ou Rápida.
3. Na tela Propriedades de mouse, na guia Botões, em Velocidade do clique duplo, selecione uma velocidade de clique duplo movendo a seta deslizante do item Velocidade em direção às opções Lenta ou Rápida.
As configurações do mouse estão concluídas.

Você conhece mais alguma adaptação que pode ser realizada para melhorar o uso do computador por portadores de deficiência física? 

AULA 2

COMPUTADOR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Cada vez mais, os computadores dentro da sala de aula estão sendo vistos pelos professores como ferramentas essenciais de aprendizagem para seus alunos. No entanto, existem muitos professores que hesitam em usar computadores com alunos com deficiência. 
Alguns professores dizem que esses alunos se distraem brincando com o computador e não conseguem se concentrar nos seus estudos, ou então que o computador retarda o desenvolvimento de suas habilidades sociais. 
Na verdade, o computador pode ser uma ferramenta útil com um grande potencial para servir de suporte ao aluno na sua participação ativa em sala de aula. Para que isso aconteça, é importante ter um bom conhecimento sobre como usar o computador com alunos com deficiência.

Abaixo são apresentados alguns pontos positivos onde portadores de deficiência utilizam o computador no seu processo de ensino-aprendizagem: 
  • Aumenta o estímulo para estudar;
  • Proporciona maior facilidade quanto ao manejo e possibilidades, diferente do lápis e do papel. Os computadores adaptados trazem mais comodidade aos portadores de deficiência;
  • O computador pode ser uma ferramenta utilizada para criar materiais didáticos e a prática de atividades dos mesmos, como por exemplo, ferramentas mais simples como Pacote Office, Paint, etc. 

Você conhece mais alguma vantagem do uso do computador por portadores de deficiência? Realiza e/ou observa alguma prática na escola na qual trabalha?



AULA 1

SEM BARREIRAS PARA O APRENDIZADO

Estima-se que 10% das crianças em idade escolar possuem algum tipo de deficiência – seja física ou menta. O grande desafio é garantir o acesso à educação e a inclusão desses alunos no universo escolar, sem discriminação.



O Programa de Acessibilidade visa formar educadores para o uso de recursos de acessibilidade nas escolas para construção da autonomia e inclusão de alunos com deficiência – seja ela física, visual, auditiva ou de desenvolvimento.

Na escola onde você trabalha, existe algum aluno portador de deficiência? Quais são os desafios enfrentados por professores e alunos quanto a Educação Inclusiva?